sábado, 2 de abril de 2011

ON LINE - MADE IN AMAZÔNIA / BRASIL





Bom moçada, depois de um mês e meio no Amapá, tirei uma semana para visitar a família no sul e fazer um check up no esqueleto... além de preparar os últimos detalhes desse meio para final de temporada de surf na selva!






Abrimos o ano comemorando o Carnaval no estilo mais radical possível; surfando a Pororoca a caráter! Seria o Bloco da Pororoca uma onda perfeita de 35 minutos pra esquerda e depois direita... Nessa barca um dos maiores especialistas em ondas de marés do mundo Steve King (UK) e atual recordista mundial de surf na pororoca pode sentir o power do rio Araguari e confessar que temos o Hawaii das ondas de maré (Tidal Bore). Junto estavam o big rider australiano; Skeet Derham e o americano Chris Clark.

Uma experiência diferente e divertida... Ano que vem tem mais!



Em seguida todas as atenções estavam para a Super Lua!!! A lua cheia de março de 2011 foi especial e será lembrada para sempre... Além da lua estar mais próxima da Terra desde os últimos 18 anos, ser período de Equinócio e contar com os efeitos do terremoto de 8.9 graus no Japão, devido ao Perigeu e explosões solares em direção para o nosso planeta, as marés potencializaram extremamente!



Ainda avisado pelo Druida Master e Doutor em Ondas de Marés - Steve King (Severn Bore - UK) avisava desse grande fenômeno das águas. O Resultado foi impressionante!!! A maior Pororoca de todos os tempos... Na seção 02, uma longa esquerda de aproximadamente 45 minutos mudou sua forma jogando toda a sua força pro canal e levantando uma direita Sunseteira de uns 12 pés plus de face... A onda variou muito, seu tamanho passava constantemente dos 2 a 3 metros de face e com seções nunca antes vistas. O big rider australiano Skeet Derham, teve o prazer de sentir a força da Pororoca!!! Teve sua prancha partida no meio na seção do Farol e amargando uma vaca depois de entrar no rolo compressor de uma espuma gigante! O cara tem experiência em outer reefs de Melbourne (AUS) e Cortes Bank (EUA), inclusive ele aparece no filme Surf Adventures 2 na seção das big waves...



O tubo de 5 minutos atropelando troncos e bambuzais retorcidos num profundidade rasa, que antigamente era terra firme, virava a cabeça de Bruno e Alberto Alves, ambos surfistas e fotógrafos. Bruno foi fundador da revista Fluir e Alberto despontou nos campeonatos paulista e brasileiro, chegando a competir acirradamente com Picuruta Salazar, que também prestigiou a pontência do rio Araguari durante a Super Lua.





O Onça estava cabuloso, acredito a parte mais perigosa do rio! Lá a situação fica incontrolável e o que mais parece é um caldeirão de feijoada repleto de redemoinhos e backwashs!!! Entrando nas "Mentawaii's" como nunca, uma esquerda de cinema de poucos minutos que se fechavam na bancada rasa e formando uma enorme parede de espuma fechando o rio de margem a margem. De um lado para o outro deve ter 01 km e alguns metros, fechando tudo! Coisa rara de se ver e que mais parecia um Tsunami... Ali se alguma embarcação falhasse a morte poderia estar bem perto!



Cerca de 05 minutos de avalanche e a formosa direita se abria para uma seção de chorar! Essa seção, particularmente, é uma das melhores e propícia para colocar a Alaia em ação. Minha "Tábua de Passar" 6'4'' desenhada com muita precisão pelo shaper especialista em Alaias; Bernardo Sodré, correu numa parede interminável ao longo de uns 17 minutos, até que comecei a arricar uns 360 e perdesse a onda da frente para ainda aproveitar uns 4 minutos na segunda onda. E na mesma direita tive uma aula de surf e estilo vendo o Picuruta Salazar, em cima de uma biquilha, fazer uma das linhas mais bonitas da Pororoca. Ainda nas Mentawaii's consegui cruzar uma seção nunca antes vista! Passei pela 3 ilhas que lá existem... Ou seja, passei todo o retão das fazendas do Novo Mundo, Princesa e Paraíso! Muita onda... mais de 30 minutos... como se passasse por todas as seções de J-Bay! Animal...



Fora o secret... que terminava pequeno mas muito divertido! Bruno e Alberto Alves que digam... Abríamos e fechávamos o pico todos os dias. Tinha até gente nos perseguindo para tentar arrumar alguma coisa!!! Mas não é tão fácil assim... A Pororoca é uma onda particular e com muitas peculiaridades. Um ambiente totalmente diferente em que a Natureza sente a personalidade de cada um e que o ritmo é ditado pelas entidades da selva!





Em breve cobertura completa na nova publicação do surf brasileiro: ONDA Magazine e mais imagens do surf na selva. A temporada começou agora...



Longas ondas e Aueraloha!

Agradecimentos: Goofy, OGIO, Academia Gustavo Borges, Pranchas TBC, UMBE Alaias, Power Light Surfboards, Rip Curl e equipe Surfando na Selva.



Fotos - Toninho Jr, Bruno e Alberto Alves.

Nenhum comentário: